Esta manhã, no Parque Aristófanes Fernandes, mais 10 agricultores da região de Assu assinaram operações de crédito junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Desse total, cinco agricultores são de Paraú, três são de Carnaubais e dois são de Ipanguaçu, totalizando R$ 470 mil reais. Os projetos são para aquisição de equipamentos de energia solar, aquisição de veículos utilitários, animais e infraestrutura nas propriedades, através do Pronaf A, FNE Sol e  FNE Rural.
Segundo o diretor geral da Emater, Cesar Oliveira, o acesso ao crédito ocorre em razão do arranjo institucional que construímos entre Emater, Sedraf, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e secretarias de agricultura.
“Essas ações são fundamentais para contribuir  na melhoria das condições de existência dos agricultores e agricultoras”, colocou o diretor geral da Emater-RN.
Segundo a prefeita de Paraú, Maria Olímpia Ferreira Nunes Eufrásio, o município e a Emater possuem uma parceria importante, e isso traduz-se no crescimento da agricultura familiar  local a cada dia. “Essa parceria, que inclui também o banco, oferece oportunidades a esses agricultores e uma melhor qualidade de vida”, colocou. A região tem grande produção de feijão e milho, mas vem despontando em hortaliças diversas.
O agricultor de Paraú, Ronaldo Freire Dantas, conseguiu através da Emater local um projeto para custeio, envolvendo a aquisição de animais, como bovinos e ovinos, além da construção de um estábulo. “Pela primeira vez, consegui uma linha de crédito através da Emater”.
De acordo com o secretário de agricultura de Paraú, Francisco Feliciano da Silva, o “Neném do Gás”, o município tem um compromisso importante com a zona rural. “Para  nós, que estamos na gestão municipal, é gratificante ver momentos como esse, pois sabemos que estamos contribuindo com o desenvolvimento do campo”.

FONTE: ASSECOM/EMATER ( http://www.emater.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=215314&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA )