O Projeto de lei lei nº 013/2023 foi a apresentado na 27ª Sessão Ordinária de 2023 do Plenário da Câmara, realizada no dia 20 de setembro de 2023, foi aprovado por regularização do Piso Salarial da Enfermagem e Prefeitura sanciona o Projeto que passará a ser lei municipal nº 369/2023 de 20 de setembro de 2023 que Autoriza o Município de Paraú/RN, a repassar o complemento do Piso Salarial da Enfermagem e dá outras providências.

É fato sabido que os trabalhadores da enfermagem são fundamentais para salvar vidas, e esse papel se agigantou durante o período da pandemia de Covid-19. Entretanto, é preciso observar a solvibilidade – as condições que o Poder Público tem para pagar determinada despesa – e que a iniciativa da Lei Nacional n° 14.434, de 4 de agosto de 2022 não vire mera expectativa para esses profissionais.

Para isso, em decisão cautelar o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu decisão em sede Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 7.222, com base no §§ 12 a 14 do art. 198 da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios recebessem assistência financeira complementar para pagar as remunerações dos profissionais da enfermagem.

No entanto, é preciso que se dimensione a quantidade de servidores da enfermagem que trabalham nos entes federativos, para que estes não fiquem à mercê de incertezas e, principalmente, não se frustrem as expectativas dos profissionais que atuam nessa trincheira tão importante para a saúde pública. Para cumprir o que determina a Constituição Federal de 1988, o Governo Federal sancionou Lei de sua iniciativa, sob o n° 14.581, de 11 de maio de 2023, entretanto, apenas para exercício de 2023, sem definições de como ficarão as transferências para os próximos anos com relação ao pagamento dos profissionais da enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *